O Governo de Cabo Verde anunciou hoje, em uma nota, que vai conceder Medalha de Mérito Desportivo a Heldon Ramos, conhecido por Nhuck, e outros ex-jogadores da seleção nacional de futebol, pelos “relevantes serviços” prestados à Nação.


O atleta anunciou um ponto final á sua carreira internacional, esta segunda feira, durante a conferência de imprensa, após o empate a duas bolas de Cabo Verde com Moçambique, a contar para a segunda jornada de qualificação para o CAN 2021, no Estádio Nacional.

Eis o comunicado assinado pelo Ministro do Desporto Fernando Elísio Freire:

“O Governo de Cabo Verde irá conceder, na primeira oportunidade, a Medalha de Mérito Desportivo a Heldon Ramos e outros ex-jogadores da seleção nacional de futebol, pelos relevantes serviços prestados à Nação.

Heldon é um dos maiores ícones do nosso futebol e, quiçá, do nosso desporto em geral. Nhuck, como é carinhosamente chamado, esteve ligado aos principais momentos da seleção nacional de futebol e é o símbolo da tenacidade e perseverança dos nossos tubarões azuis.

A sua presença cativante, a garra e paixão com que sempre honrou as cores e emblemas do nosso país foram e serão sempre uma inspiração para as nossas crianças, adolescentes e jovens.

Nhuck personificou o sonho de ser jogador da seleção, a ambição maior de uma geração de jogadores e ajudou, com seus golos, passes e arrancadas fenomenais, a fazer dos Tubarões Azuis uma seleção respeitada e digna das aspirações dos povos das Ilhas e desta nossa pequena grande Nação.

O golo apoteótico de livre que marcou no jogo decisivo contra os Camarões, em Yaoundé, e que nos colocaria na primeira fase final da CAN de sempre da nossa seleção, seguida da participação muito honrosa naquela mesma CAN na África do Sul, deverão constar entre os grandes momentos da história desportiva do país.

Heldon representa a alma do cabo-verdiano: superação, crença, empenho e, sobretudo, uma enorme paixão pelo jogo e por Cabo Verde.

Em nome do Governo de Cabo Verde, desejamos os maiores sucessos no presente e no futuro pessoal e profissional. Auguramos que continue de alguma forma ligado ao desporto nacional, para que possa passar essa mística do que é ser um Tubarão Azul. Serás para sempre uma referência para o desporto cabo-verdiano.

Em nome do Governo de Cabo Verde, Saudações desportivas e um abraço caloroso, em nome de todos os cabo-verdianos, no país e na Diáspora.“
ADP