Cabo Verde é pela quarta vez consecutiva o vencedor do campeonato mundial de pesca de blue marlin, o Blue Marlin World Cup,  com um exemplar de 438 quilogramas pescado no Tarrafal de Monte Trigo.


O feito foi alcançado pela embarcação Onda Mila, que saiu para pesca no dia 01 de Julho e que teve êxito três dias depois, conforme o marinheiro Elton Fortes, um dos integrantes da tripulação da embarcação vencedora.
Segundo o mesmo, as tentativas de fisgar o blue marlin, também conhecido por espadarte, foram feitas em São Nicolau primeiro, depois São Vicente e por último Tarrafal de Monte Trigo, Santo Antão, onde concretizar a captura.
O exemplar de 438 quilos, segundo a mesma fonte, durou cerca de duas horas para ser pescado pela tripulação composta pelo cabo-verdiano e mais três marinheiros estrangeiros, da Alemanha, África do Sul e Nova Zelandia
Assim, uma vitória alcançada pela quarta vez consecutiva e que permite, segundo Elton Fortes, que Cabo Verde seja “cada vez mais conhecido no mundo” e capaz de incentivar o interesse e vinda de mais turistas.
A edição de 2020 do campeonato mundial contou com participação de 116 embarcações de diversas partes do mundo, com Cabo Verde representado por quatro embarcações.
O campeonato de pesca de blue marlin, ou espadarte, é realizado durante um dia para a pesca de uma única espécie e com consagração de um único campeão.
LN/AA
Inforpress