Os I Jogos Africanos de Praia terão inicio amanhã, 14 de junho, e o Areal do Beach Park, onde irão decorrer os jogos, já se encontra pronto para as provas que deverão começar às 08h30 desta sexta-feira.


A equipa do Comité Organizador do Jogos (COJAP) está hoje a coordenar os últimos detalhes como a limpeza da área para os jogos, sendo que as estruturas já se encontram todas montadas para estes primeiros jogos africanos de praia.
O espaço, vedado, tem uma área de três hectares e está dividido em três arenas e várias áreas de apoio aos atletas e à organização, segundo informações do COJAP.
A arena 1, com capacidade para acolher 3.500 pessoas sentadas, para além de uma zona de apoio às seleções e uma outra vip, é destinada ao futebol de praia, futebol freestyle e andebol de praia, sendo que a arena 2, com a maioria de características semelhantes à arena 1, tem capacidade para duas mil pessoas sentadas e é reservada às modalidades de ténis e voleibol.
Por sua vez, a arena 3 que se destina às modalidades de basquetebol 3×3 e karaté tem a capacidade para acolher 1.500 pessoas, tendo ao lado desta arena, à semelhança das outras, um campo para aquecimento.
Para as modalidades náuticas (remo, kitesurf, natação de águas abertas) existe uma área de apoio junto ao mar.
No que tange aos espaços de refeições, foi montado um restaurante numa tenda de 900 metros quadrados com soalho mesas e cadeiras, sendo que à frente deste espaço está uma área que será o palco dos jogos onde deverá ser feita a abertura e o encerramento do evento, bem como o pódio para a premiação dos vencedores das 11 modalidades.
Para a satisfação do público e o sucesso dos jogos o local terá um posto policial, cerca de duas dezenas de WC em contentores, 16 câmaras de segurança, tendas de apoio à organização e ecrãs de alta definição.
Dgd