Mais Desporto


O Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, disse hoje, 18 de junho, que a introdução da modalidade Teqball em Cabo Verde representa um sinal da credibilidade do país, dos seus agentes desportivos e que vai de encontro à ambição do Governo que é fazer este arquipélago começar a liderar a nível do desporto e a ser relevante no mundo.


Cabo Verde conta com dois árbitros internacionais de Teqball, os primeiros de África, que se encontram na Copa Africana de Teqball, cuja fase eliminatória decorre esta manhã no areal de Santa Maria, paralelamente aos I Jogos Africanos de Praia.


Passavam alguns minutos das 09:00 da manhã de hoje quando o atleta Júnior Fernandes entrou na água e subiu ao bote para a competição de remo, nos Jogos Africanos de Praia, facto histórico no panorama desportivo cabo-verdiano.


Os resultados de Cabo Verde nos Jogos Africanos de Praia superaram as expectativas do chefe da missão cabo-verdiana para quem, a meio dos jogos, é “muito bom” posicionar-se em quatro lugar, entre 43 países, no ranking de medalhas.


Os I Jogos Africanos de Praia terão inicio amanhã, 14 de junho, e o Areal do Beach Park, onde irão decorrer os jogos, já se encontra pronto para as provas que deverão começar às 08h30 desta sexta-feira.


Após um início de dia prometedor, em que Cabo Verde conquistou a primeira medalha de prata com o andebol, no período da tarde tanto o voley, que lutava pelo bronze, como a natação ficaram fora do pódio.


Neste evento, os angolanos estarão representados com o atletismo, natação e voleibol de praia, uma dupla de atletas em cada modalidade.


Na sua primeira aparição do Freestyle numa competição internacional, Cabo Verde, representado pelo atleta Nicholas Barros, conseguiu ganhar as medalhas de ouro e de prata.


Serão ao todo cinco os atletas que vão representar a comitiva moçambicana que vai participar nos Jogos Africanos de Praia, que terão lugar na Ilha do Sal, Cabo Verde, a partir de amanhã. Trata-se dos voleibolistas Aldivino Nuvunga e Délcio Soares, em masculinos, Jéssica Moiane e Vanessa Muianga, em femininos, para além de fundista Donaldo Machava, que deixam, precisamente, o país amanhã, quinta-feira, para participar da competição.


A equipa mista de remo de Cabo Verde falhou esta tarde a final dos I Jogos Africanos de Praia, que decorre em Santa Maria, ao perder a prova para uma dupla do Togo.


O Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, afirmou hoje, 12 de junho, que Cabo Verde pretende a Excelência ao realizar os I Jogos Africanos de Praia, por isso o Governo cumpriu a sua parte na íntegra, acreditando que “o país tem ambição e capacidade para organizar o melhor jogo de sempre”.