A selecção de boxe deixou o país na manhã de hoje para se juntar à comitiva cabo-verdiana em Rabat (Marrocos) determinada em “atacar o pódio” nos Jogos Africanos que ali decorrem de hoje até o dia 31.


Sob a coordenação de uma equipa técnica de dois treinadores, coordenada por Belarmino Moniz, Cabo Verde participa neste evento multi-desportivo africano com sete pugilistas que vão procurar “uma melhor classificação e atacar um lugar no pódio”.
Capitaneada pelo pugilista olímpico Davilson Morais em +91 quilogramas (kg), Cabo Verde vai estar a competir nesta prova com Gerson Semedo (91 kg), Nancy Moreira (-64/+69 kg), Carlos Silva (69 kg), Albertino Monteiro (64 kg), Sérgio Rodrigues (62 kg) e Wilson Semedo (57 kg).
O treinador Belarmino Moniz disse que a preparação decorreu “sem sobressaltos” e que o combinado cabo-verdiano se preparou “de forma conveniente” para regressar com a “melhor participação possível”, alegando que os pugilistas corresponderam ao plano de actividades delineado, esperançado em fazer um “bom resultado”.
Para este “All Africa Games” de Rabat, Cabo Verde vai estar representado por uma delegação de 37 atletas em representação das modalidades de atletismo, taekwondo, voleibol indoor masculino, karaté, boxe e xadrez.
Os Jogos Africanos são um evento multi-desportivo que reúne atletas do mais alto nível de todo o continente.
Em Rabat são esperados cerca de 6.000 atletas além de delegados, jornalistas e espectadores.
Referenciado como evento de “grande envergadura”, os Jogos Africanos são realizados a cada quatro anos e conta com 29 modalidades, 17 das quais qualificáveis para os Jogos Olímpicos de Tokio’2020.
Lista dos atletas que estarão a representar as cores cabo-verdianas:
Atletismo: Jordin Andradem, Samuel Freire, Carla Mendes, Ruben Sança e Eveline Sanches
Boxe: Davilson Morais, Nancy Moreira, Albertino Monteiro, Sérgio Rodrigues, Gelson Semedo, Wilson Semedo e Carlos Silva
Xadrez: Loedi Gomes, Luis Carlos Moniz, Honorina Morais e Joel Pires
Karaté: Danisia Conceição, Jose Gonçalves, Emilize Soares e Jelson Varela
Taekwondo: Sofia Reis, Nicalas Fernandes, Mbaye Massalick, Vania Timas e Sanderson Vicente
Voleibol: Nivaldo Alves, Steven Alves, Valter da Luz, Valdir dos Reis, Danilo Évora, Admilson Melo, Elvim Ferreira, Carlos Furtado, Delson Gomes, Victor Sanches, Jeaniny Santos e Hélder Spencer.
Inforpress