Nascido no dia 27 de Fevereiro, 1976, em Torrance, California, Anthony David "Tony" Gonzalez , foi criado em Huntington Beach por Judy Ganzalez, uma mãe solteira.

Como descendente do Sul da Califórnia muitos pensavam ser um hispâno. Mas o apelido é o resultado de um erro décadas atrás em Ellis Island.

O avô de Tony era de Cabo Verde e o seu apelido Gonçalves foi escrito de forma errada segundo o site da ESPN, uma das maiores cadeias de televisão americana virada para o desporto.

Jogou na Universidade da California, Berkeley, onde também praticou basquetebol, desporto que tinha grandes valências. Não chegou á NBA porque escolheu a prática do futebol americano.

Em 1997, foi escolhido no décimo terceiro lugar da  draft da NFL pelo Kansas City Chiefs.

Foi selecionado 14 vezes para a selecção Pro Bowl, um tipo de All Star no basquetebol e teve o recorde da NFL de recepção para touchdown.

É também conhecido pela durabilidade. Em dezasseis anos de carreira, faltou apenas um jogo.

Desde da época de 2000 conseguiu 1145 recepções e apenas uma bola escapou das mãos do atleta, fazendo dele um dos jogadores com as mãos mais seguras em toda a liga de todos os tempos.

Em 2009 transferiu-se para o Atalanta Falcons, onde fez sucessos, conquistando vários troféus e batendo vários recordes.

Formado em Ciências da Comunicação, hoje, com 44 anode, é analista de futebol da Fox Sports.
ADP
CrioloSports