A equipa de Valencia venceu hoje no estádio 5 de Julho o Vulcânico por uma 1-0, impondo assim a sua primeira derrota que implicou a perda de liderança do campeonato para o “rival” e candidato ao título Académica.


No jogo a contar para a sétima jornada do campeonato regional de futebol do primeiro escalão, a formação do Vulcânico entrou desinspirada e praticamente durante os 90 minutos criou apenas uma situação de golo, e nesta partida apenas Valencia esforçou-se para conquistar, com mérito, os três pontos.
Além da derrota e da perda da liderança o Vulcânico viu ainda o seu guarda-rede Molesa a ser expulso e a sair do estádio detido pela Policia Nacional a pedido do árbitro central, isto depois de agressão ao assistente neste jogo que terá validado o único golo da partida e depois de ter sido expulso.
O único golo foi apontado na marcação de um livre ainda de muito longe com o guarda-redes Molesa a tentar recuperar depois de um primeiro falhanço, mas a equipa de arbitragem assinalou, e bem, o golo de Valencia que lhe garantiu os três pontos.
Além de Molesa, o treinador principal, Tchitchiti, também foi expulso do banco numa partida em que nada funcionou para o Vulcânico que fez muito pouco para quem quer conquistar o titulo e representar a ilha no campeonato nacional.
A anteceder este jogo, no estádio 5 de Julho, o Botafogo goleou ABC de Patim por 5-1 com um póquer de Badju (quatro golos) e outro de Nany.
Nos Mosteiros, a Académica, depois de estar a perder ao intervalo, na segunda parte, deu a volta ao resultado e trouxe para São Filipe os três pontos que lhe garante a liderança isolada com mais um ponto que Botafogo e Vulcânico.
O golo do No Pintcha foi apontado na primeira parte por Piteco e os da Académica na etapa complementar por Jardel e Cá.
Na outra partida, disputada no estádio Francisco José Rodrigues, nos Mosteiros, o Cutelinho foi goleado pelo Desportivo de Cova Figueira por 4-1. Esta é a quarta goleada sofrida em quatro jogos, sendo que as três primeiras por 5-1 e esta por 4-1.
Resultados dos jogos da sétima jornada disputados hoje:
Botafogo 5 – ABC Patim 1, Vulcânico 0 – Valencia 1, No Pintcha 1 –  Académica 2 e Cutelinho 1 – Desportivo 4. A jornada fica completa no domingo com o jogo Spartak – Nova Era.
Após a sétima jornada a classificação é liderada pela Académica com 17 pontos, seguido de Vulcânico e Botafogo com 16 pontos, No Pintcha 12, Valencia 10, Spartak com oito (menos um jogo), Desportivo e Nova Era seis pontos (Nova Era com menos um jogo), Cutelinho quatro, e ABC de Patim com três pontos.
Basy de Valencia e Anderson do Vulcânico lideram a lista dos melhores marcadores com sete golos, média de um golo por jogo, e Badju do Botafogo vem a seguir com seis golos em cinco jogos.
Inforpress