Cabo Verde participa no Fórum Regional de Segurança nos eventos desportivos em Dakar




O diretor de Infraestruturas do Instituto do Desporto e da Juventude, Orlando Mascarenhas e o diretor de Gabinete Estratégico e de Ação Policial da Policia Nacional, subintendente Hermínio da Veiga, participam, em representação de Cabo Verde, no Fórum Regional dos Pontos Focais Nacionais da África, que decorre de 30 de novembro a 1 de dezembro, em Dakar - Senegal.


O Fórum visa apoiar a cooperação regional e aprimorar as práticas nacionais na proteção de grandes eventos desportivos, bem como apoiar na promoção de políticas avançadas que incluem o desporto como uma ferramenta para prevenir o extremismo violento. (PVE).

Durante a nossa participação, os pontos focais tiveram a oportunidade de partilhar a experiência do nosso país na realização dos primeiros jogos africanos de praia, em 2019, do Fórum Mundial da Economia Local e outros eventos internacionais, como I circuito mundial de Kitsur e o Trail Series.

O objetivo do Governo cabo-verdiano é transformar o nosso país numa plataforma de organização e acolhimento de grandes eventos desportivos internacionais.

Por isso, acreditamos que a nossa participação irá nos ajudar a organizar melhor os eventos desportivos, tanto nacionais, como internacionais, e garantir maior segurança a todos os participantes envolvidos.
A nossa participação neste fórum visa, ainda, conhecer projetos e iniciativas existentes que valorizam o desporto e seus valores como ferramenta de prevenção do extremismo violento.

No nosso país não temos ameaças de grandes organizações terroristas, mas queremos trabalhar e estar incluído, a nível mundial, em projetos de segurança desportiva, com iniciativas específicas para todos os praticantes e participantes.

Acreditamos que podemos prevenir a violência com o desporto e combater alguns problemas sociais, através do desporto, criando soluções para a integração dos jovens na vida desportiva. Com o desporto podemos descobrir novos talentos e até mesmo promover a recuperação acadêmica dos jovens.

Além de Cabo Verde e Senegal, estão presentes nesse fórum países como Marrocos, Malawi, Serra Leoa, Burquina Faso, Nigéria, Zimbabué e Angola.
IDJ


Print   Email

         

Mais de 10 anos com os desportistas cabo-verdianos

 

 

 

SUBSCREVER AS NOSSAS NEWSLETTERS

Ao subscrever, tomo conhecimento que as newsletter poderão conter publicidade.
 

SUBSCREVER AS NOSSAS NEWSLETTERS

Ao subscrever, tomo conhecimento que as newsletter poderão conter publicidade.