O sorteio da 25ª edição do Campeonato Africano das Nações (CAN) de andebol sénior feminino acontece a 27 de Setembro, na cidade de Dakar, Senegal, palco da prova organizada pela Confederação Africana da modalidade (CAHB).
Segundo o site da CAHB, o CAN vai ser disputado de 9 a 19 de Novembro e estão inscritos doze países, nomeadamente Senegal, Angola (campeã), Camarões (vice-campeã), Tunísia, Congo, Côte d’Ivoire, Marrocos, Cabo Verde, República Democrática do Congo, Madagáscar, Guiné e Argélia.
As malgaxes, à semelhança das cabo-verdianas, fazem a estreia no Africano de Dakar. As congolesas de Brazzaville detêm o maior número de presenças na prova, vinte e duas no total, e as ivoirenses têm menos uma (21), ao passo que as angolanas somam 20 participações.
As tunisinas contam com 19 campeonatos na bagagem. Argelinas e camaronesas estão igualadas com 16 presenças. As congolesas da RDC já disputaram dez africanos, e as senegalesas estiveram em nove. As marroquinas somam quatro presenças e as guineenses três.
O Africano de Dakar é qualificativo para a 26ª edição do Campeonato do Mundo de 2023, a ser co-organizado pela Noruega, Dinamarca e Suécia. No Mundial, com a participação de 32 selecções, pela primeira vez disputado em três países, o continente berço tem direito a sete vagas.
Após a retirada da organização à Rússia, Dinamarca, Noruega, Suécia e Hungria apresentaram propostas para sediar a competição, tendo sido concedida aos três países nórdicos pelo Conselho da Federação Internacional de Andebol (IHF), na reunião realizada em Paris, França, a 28 de Janeiro de 2017.
JDA/CrioloSports