Depois de esperar sem sucesso por uma segunda convocatória para a seleção A da França, Houssem Aouar decidiu em jogar pela Argélia.
O anúncio foi feito pelo presidente da Federação Argelina de Futebol, Djahid Zefizef, que disse aos jornalistas que Aouar deu a palavra à Federação de que estaria aberto a representar a Argélia a partir de agora.
O meio-campista, de 24 anos, que já havia considerado jogar pela Argélia a nível internacional, mas acabou rejeitando uma abordagem em 2019 para jogar na Copa Africana de Nações, agora se juntará ao já impressionante meio-campo da Argélia, que conta com Ismael Bennacer, do AC Milan, Nabil Bentaleb, do Anger, e Hicham Boudaoui, do Nice.
Apesar de ter 18 internacionalizações pela seleção jovem da França , Aouar não conseguiu realmente estabelecer um lugar com a seleção principal.
Perdeu uma convocatória competitiva em 2020, quando foi impedido de jogar na Liga das Nações da UEFA após contrair COVID um dia após ter sido convocado.
Desde então, conseguiu apenas uma convocatória, um amistoso contra a Ucrânia, e não foi convoado para Copa do Mundo de 2022, apesar de grandes médios como Paul Pogba e N'Golo Kante terem sido descartados devido a lesões.
ADP/CrioloSports