A não comparência de Jovane Cabral ao estágio da selecção de Cabo Verde com vista á preparação para o encontro frente a Lesoto, no dia 09 de Setembro, em Maseru, a contar para a segunda jornada do Grupo L das eliminatórias do Campeonato Africano de Futebol (CAN) de 2019, já está a ser pelo jurídico da Federação Cabo-verdiana de Futebol, FCF.


Informou a FCF numa nota enviada á imprensa.

“Começou ontem, domingo, em Lisboa, o estágio de preparação da seleção principal de Cabo Verde com a chegada dos jogadores ao hotel. O ambiente é extraordinário e os mais novos foram bem acolhidos pelos mais experientes.”, começou por informar a FCF.

“Dos convocados a única ausência é de Jovane Cabral, jogador do Sporting de Portugal. Internamente a Federação Cabo-verdiana de Futebol já está a tratar do assunto, estando o assunto no departamento jurídico.”, continuou a FCF,em referência ao extremo do Sporting de Portugal, de 20 anos.

Os trabalhos da comitiva nacional começaram as 11 horas, com a avaliação clinica dos jogadores e continuará às 17 horas com a primeira sessão de treino, no Jamor.

O jogador tinha sido convocado pelo selecionador Rui Águas, mas não se apresentou, ontem, dia 02, na concentração para o estágio dos Tubarões Azuis, que teve lugar em Lisboa.

Em declarações à Inforpress por telefone, a partir de Portugal, Rui Águas afirmou que Jovane Cabral não apareceu e não deu nenhuma explicação pela sua falta de comparência.

“O Jovane Cabral não veio, mas também não há explicação nenhuma da parte dele por não ter vindo”, confirmou Rui Águas.

Conforme a imprensa portuguesa tinha anunciado, o jogador escolheu representar a seleção portuguesa de futebol em vez de Cabo Verde.

Em resposta, a Federação Cabo-verdiana de Futebol, FCF, adiantou que não recebeu nenhuma resposta de Jovane Cabral rejeitando a sua convocatória.

“Jovane Cabral, em nenhum momento rejeitou a chamada do selecionador”, afirmou uma fonte da FCF.

“Para exemplificar, Zé Luís recebeu a convocatória e declinou num documento escrito enviado à FCF. Ao contrário do jogador do Spartak de Moscovo, Jovane Cabral nunca disse não à convocatória do selecionador nacional Rui Águas”, adiantou a mesma fonte.

Jovane Cabral alinhou uma vez na seleção AA de Cabo Verde, num jogo particular frente ao Luxemburgo, em março de 2017.

Natural de Santa Catarina, destacou-se para a  seleção de Cabo Verde sub-17 na IX edição dos jogos da CPLP de 2014, disputado em Luanda, com 13 golos em 5 jogos.