Ivete Rosa, master da Sportimpact, é a primeira presidente da Associação de Teqball de Santiago Norte, criada recentemente em Santa Cruz, e promete trabalhar para a divulgação desta novel modalidade desportiva, com vista sua implantação na região.


Eleita sábado último em assembleia-geral constituinte, Ivete Rosa afiançou a Inforpress que esta Associação de Santiago Norte conta com representantes de Santa Cruz, de São Miguel, dos Órgãos e de Santa Catarina e que brevemente vai ser alargada a associados de outros pontos desta região.
Ivete Rosa avançou que para a divulgação do Teqball em Santiago Norte, a sua equipa vai requerer às escolas desportivas na região, sobretudo as de futebol, a introdução desta nova modalidade, ainda pouco conhecida no País, e promete recorrer a dupla salense Edson Graça/Rodirley Duarte que conquistou a medalha de bronze de teqball nos I Jogos Africanos de Praia.
Esta dupla, especificou, vai ainda ser aproveitada para formarem novos atletas, no quadro de um projecto que passa pela formação de treinadores e árbitros, durante esta fase de iniciação, ao mesmo tempo que vai recorrer, com naturalidade, a experiências de futebolistas de Santiago Norte de entre internacionais para introduzir o gosto pela modalidade.
Explicou que a criação desta associação regional surge após a implantação das congéneres de Santiago Sul e São Vicente e que espera pela constituição de uma quarta colectividade do género, visando a criação da Federação Cabo-verdiana de Taqball.
Realçou que o desafio foi lançado a Cabo Verde pela Federação Internacional de Teqball, durante os I Jogos Africanos de Praia realizados ano transacto na ilha do Sal, e revelou a existência de um projecto junto para a aquisição de mesas de jogo e bola da modalidade para o País.
Como a primeira mulher eleita, logo por unanimidade, à frente da Associação de Santiago Norte da modalidade, Ivete Rosa disse sentir-se orgulhosa, alegando mesmo ter aceite o desafio lançado durante a assembleia que culminou com o seu sufrágio por unanimidade, o que entende ser o fruto de todo o trabalho levado a cabo no campo desportivo.
O Teqball é jogado em uma mesa curva e com uma bola semelhante a de futebol, atingida por qualquer parte do corpo, excepto as mãos e tem sido muito praticado pelas estrelas de futebol mundial como Lionel Messi, Neymar, Douglas Costa de entre várias outras figuras, para além de estar a ser muito utilizado em equipas mundiais como Barcelona, Real Madrid, Paris Saint Germain.
Em Cabo Verde a modalidade foi lançada ano transacto pela Federação Internacional de Teqball (FITB), que trouxe ao país o antigo internacional português Simão Sabrosa, enquanto embaixador desta actividade desportiva e dos brasileiros Douglas Costa (Juventus) e Natália Guitler.
Na ocasião, a FITB firmou o compromisso junto das autoridades cabo-verdianas e comunidade desportiva para a projecção desta modalidade em Cabo Verde, prometendo, inclusive, equipar o arquipélago com mesas de Teqball.
SR/CP
Inforpress