O Conselho Diretivo do Instituto do Desporto e da Juventude reuniu-se, na manhã de hoje, 17 de julho, com as autoridades sanitárias com o objetivo de edificar o Plano de contingência sanitário para a retoma das atividades desportivas e da reabertura dos recintos desportivos.


A pandemia da Covid-19 veio trazer novos desafios para o nosso país, mas também para a segurança sanitária dos agentes desportivos, particularmente os atletas. Por isso, é imprescindível, neste momento, a união de todas as entidades, para juntos empreenderem instrumentos que permitam dar início às atividades desportivas de forma segura, consciente e gradual.

Este foi o primeiro encontro, pois todo e qualquer Plano de Contingência Desportivo passa, claramente, pelas Federações, Comités Olímpicos e Paralímpicos, bem como pelas Câmaras Municipais.

É momento de, juntos, começarmos a pensar em quais as condições Sanitárias queremos edificar o inicio da prática desportiva.

Estiveram ainda sobre a mesa a questão do alinhamento do Projeto “COVID-19 ZERO” com foco na juventude e o seu papel na sensibilização e disseminação de boas práticas e a criação de grupos de trabalho para o Desporto e Juventude.

Em relação ao projeto “Covid ZERO”, o principal objetivo é envolver os jovens, enquanto promotores da mudança de comportamentos perante a pandemia.
IDJ