O Estádio Marcelo Leitão, no Sal, acolhe esta terça-feira e durante três dias, a XI edição dos Jogos Escolares Regionais do Ensino Básico, com a participação de 350 alunos, nas modalidades de atletismo, andebol e futebol.


A actividade, que já consta do programa anual da Delegação do Ministério da Educação no Sal, visa não só incentivar a prática da educação física, mas também promover valores como sã competição, disciplina e fair play.
Sob o lema “Mais educação, mais inclusão com desporto”, a abertura do evento acontece no estádio Marcelo Leitão, a partir das 08:30, donde deverão ser realizadas provas de atletismo e futebol, enquanto a modalidade de andebol decorre no polidesportivo, na categoria feminino, entre alunos do Liceu Olavo Moniz (ESOM) e do Complexo Educativo de Santa Maria (CEMAM), do 5º ao 8º ano.
Mas antes, na abertura, que contará com a presença da delegada da Educação local, Márcia Pinto, poder-se-á assistir a demonstrações acrobáticas e apresentação de ginástica rítmica por alunos do EBI e do pré-escolar.
As primeiras eliminatórias da actividade desportiva que complementam o desporto e a educação arrancam com atletismo masculino e feminino, andebol feminino e futebol, no masculino.
A final das provas de atletismo masculino e feminino acontece no dia da abertura por volta das 09:00, no Estádio Marcelo Leitão, enquanto de andebol feminino e futebol masculino, nos dias 20 e 21, no polivalente – Santa Maria, e Estádio Marcelo Leitão, respectivamente, a partir das 10:30, seguido de entrega de troféus.
Esta edição conta com a mascote dos Jogos Africanos de Praia Sal 2019, Kretcheu, já um símbolo “querido” da população do Sal, e para marcar a sua proximidade com a comunidade local estará presente também noutros acontecimentos desportivos da ilha durante este mês de Março, culminando com um grande evento no final do mês.
Kretcheu estará na linha da frente no arranque dos Jogos Escolares, a acontecer no estádio Marcelo Leitão, e durante toda a jornada desportiva, até o final da competição, participando na entrega dos prémios.
A XI edição dos Jogos Escolares na ilha do Sal decorre até o final da manhã de quinta-feira, com entrega de prémios, e, à semelhança das edições anteriores, espera-se contribuir cada vez mais para o desenvolvimento do desporto infantil.
Inforpress