A Federação Cabo-verdiana de Xadrez (FCX) decidiu suspender, “sine die”, a realização do Campeonato Nacional de equipas marcado para se realizar de 01 a 05 de Maio próximo, e praticamente todo o restante calendário desportivo nacional.


Desta leva de suspensão escapa apenas a realização dos Campeonatos Nacionais de Jovens e de Veteranos, “já em andamento, de forma a evitar a sobreposição de gastos financeiros”.
A FCX justifica esta medida, tomada na sua reunião última reunião da direcção, com o facto de até a presente data, a Direcção-Geral dos Desportos “não ter apresentado a proposta do contrato de programa para 2019”, alegando que esta instituição “desconhece qual o valor que será disponibilizado para as suas actividades deste ano”.
“Mesmo que o contrato-programa seja assinado brevemente, não há previsão de quando nos é entregue a verba da primeira tranche, colocando incerteza na nossa tesouraria. Essa incerteza não nos permite assumir compromissos financeiros que não sabemos se podemos, nem quando poderemos vir a cumprir”, explicou a direcção.
A FCX promete, entretanto, elaborar e divulgar um novo calendário desportivo, “assim que tiverem sido resolvidas as questões financeiras necessárias”.
Inforpress