Cabo Verde está nomeado para a categoria Iniciativa do Ano da organização internacional Peace and Sports - Paz e Desporto.


Uma nomeação obtida graças à organização pelo Comité Olímpico do evento “Dia do Desporto pelo Desenvolvimento e Paz”, que se celebra a 6 de Abril, desde a sua instituição pelas Nações Unidas em 2013.

A Iniciativa desporto pela paz aconteceu no passado mês de Abril, no país, com actividades desportivas que envolveram cerca de 8 mil participantes ao redor do desporto pela paz e que culminaram com o grande festival desporto pela paz no Estádio Nacional, onde, também, foi realizado o torneio de Futbolnet, reunindo cerca de 1600 crianças.

Num rol de 180 países e mais de 2000 eventos em todo o mundo, Cabo Verde é um dos três nomeados.

A presidente do Comité Olímpico Cabo-verdiano, Filomena Fortes, realça o trabalho que só foi possível com o engajamento de todos os clubes olímpicos do país e diz-se orgulhosa porque a nomeação representa um reconhecimento de Cabo Verde a nível mundial e uma grande vitória do desporto.
O vencedor será escolhido por uma comissão de júri e anunciado durante a cerimónia do Peace and Sports Awards que terá lugar no dia 18 de Outubro na Grécia.