A Associação Desportiva do Paiol (ADP) foi contemplada hoje com jogos de equipamentos para a sua equipa de futebol, bolas e troféus, pelo seu antigo futebolista Edmilson Tavares “Di”, emigrante cabo-verdiano radicado no Luxemburgo.


A cerimónia ocorreu no relvado do Campo de Castelão, na Cidade da Praia, onde decorre um torneio relâmpago, de solidariedade, envolvendo equipas das localidades limítrofes, ocasião aproveitada pela ADP para proceder a recolha de géneros alimentícios destinados as pessoas mais carenciadas.
Em declarações à Inforpresss,  Di, formado futebolisticamente na “Escola Bala”, (nome por que é conhecido este antigo internacional cabo-verdiano), justificou esta doação como um gesto que encontrou  para retribuir a forma como Paiol teve na sua vida, porquanto jogar na sua equipa sénior foi determinante para a sua emigração.
“Tenho guardado a equipa do Paiol no meu coração. Sei que a ADP está a levantar-se, precisa de apoio e dei a minha contribuição”, explicou Di, que exorta outros emigrantes a estenderem uma mãozinha para “levantar a zona”, de forma que a localidade volte a estar a competir no campeonato regional.
Afiançou ter realizado gesto idêntico com doação de equipamentos a clubes outros como Veteranos de Coqueiro e “Escola Aluno”, da qual diz ter firmado um compromisso para apoiar esta academia na formação de jovens, mediante a inscrição dos atletas e doação de equipamentos e bolas de futebol.
Em representação da Associação Desportiva do Paiol, Edith Cardoso, activista social conhecida por “Dica”, enalteceu o “gesto de bondade” de Di para com a ADP, num momento que esta agremiação está a dar passos para a sua redinamização.
Salientou que a associação decidiu juntar o útil ao agradável, para a realização de um torneio de solidariedade, de forma a arrecadar géneros da primeira necessidade a serem distribuídos a três moradores carenciados.
A organização retribuiu o gesto de Edmilson Tavares com a entrega de um cartão de sócio honorário e um troféu personalizado a este emigrante no Luxemburgo.
Criada na década de 90, a Associação Desportiva do Paiol já esteve na linha da frente do futebol e andebol na região desportiva de Santiago Sul.
Depois de um período de inactividade, realizou a sua assembleia-geral em Janeiro último, tendo no seu plano de actividade projectos como a campanha de sensibilização sobre boas práticas de urbanização, numa parceria com a Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde.
Inforpress