O secretário de Estado Adjunto do ministro de Estado, Carlos Monteiro, disse hoje que o Governo está a trabalhar na criação de um Instituto do Desporto e da Juventude visando dotar esse sector de mais autonomia.


O anuncio foi feito na Cidade da Praia, na abertura da “Formação de Formadores em Ética no Desporto”, promovida pela Direcção-Geral dos Desportos (DGD) e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), através do Plano de Ética no Desporto nos Países de Língua Portuguesa (PEDCPL).
Segundo o governante, com a criação de um Instituto do Desporto e da Juventude, os discursos a esse nível vão ser mais consequentes, uma vez que todo o quadro legislativo do desporto vai ser mudado.
“Acreditamos que com isso vai se mudar todo o paradigma do desporto em Cabo Verde”, notou o secretário de Estado.
Em relação à formação disse que o executivo está empenhado em promover os valores do desporto, no sentido de ser visto como um factor de desenvolvimento social e económico.
Trata-se da segunda fase dessa formação promovida pela CPLP, sendo que a primeira aconteceu em São Tomé e Príncipe (29 de Janeiro a 02 de fevereiro) e a terceira vai ser na Guiné-Bissau, a partir de 25 de Junho.
Aproximadamente 20 formandos, entre professores de Educação Física dos ensinos Básico e Secundário e treinadores, participam nesta acção formativa, que tem como objectivo capacitar um conjunto de especialistas em cada país, com técnicas, competências e conhecimentos que lhes permitam conduzir formações nessas áreas.
A iniciativa terá duas componentes, uma teórica e uma prática e engloba seis módulos que abarcam pedagogia e dinâmicas de ensino, modelos de ensino, métodos, técnicas e estratégias e conteúdos específicos sobre ética no desporto.
Estarão à frente desta formação os técnicos do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e em representação da CPLP, o especialista José Carlos Lima, que é coordenador do (PEDCPL), sendo o formador André Xavier de Carvalho.
Esta formação na ética no desporto, com vista a promover um desporto assente nos valores da cidadania e do fair-play, termina na próxima sexta-feira, 18.
Inforpress