Matchu Lopes declarou que quer ser Espanhol e representar a Espanha em eventos desportivos.


"O meu nome é Matchu Lopes, sou campeão de Mundo em Kitesurf e quero ser espanhol", disse Matchu num vídeo publicado na sua página do Instagram, aonde aparece acompanhado de um representante do Grupo Popular PP e com uma bandeira da Espanha aos ombros.

“Não vejo a hora de levar as cores de Espanha aos quatro cantos do mundo e fazer o meu trabalho e ser Embaixador do desporto de kitesurf”, diz em espanhol o atleta natural da Ilha do Sal.

Recorde-se que no passado o atleta tinha ponderado renunciar a nacionalidade cabo-verdiana em troca do passaporte espanhol.

A notícia foi avançada pelo jornal online “Ell espanhol”, que deu conta das razões que estão por detrás de uma possível renuncia do atleta, campeão mundial de kitsurf por Cabo Verde, ao passaporte cabo-verdiano.

Em causa estava a falta da atribuição de passaporte diplomático por parte do Governo, facto que o próprio tinha revelado ter causado inúmeros constrangimentos na sua carreira.

Sendo assim o Governo de Cabo Verde decidiu atribuir o passaporte diplomático ao atleta.

Na altura o salense tinha agradecido o Governo pela atribuição do passaporte diplomático. “Sinto-me muito honrado e super feliz com a obtenção do passaporte diplomático. Há muito tempo que sonhava e ansiava por este passaporte, que será uma grande mais valia para mim. Acho sinceramente que já o merecia há muito tempo”, disse satisfeito Matchu Lopes, prometendo tudo fazer para erguer a bandeira e nome de Cabo Verde.

Agora surge uma reviravolta e o atleta deixa claro que pretende representar a Espanha ao mais alto nível.

Video