Mais Desporto


Passavam alguns minutos das 09:00 da manhã de hoje quando o atleta Júnior Fernandes entrou na água e subiu ao bote para a competição de remo, nos Jogos Africanos de Praia, facto histórico no panorama desportivo cabo-verdiano.


Os I Jogos Africanos de Praia terão inicio amanhã, 14 de junho, e o Areal do Beach Park, onde irão decorrer os jogos, já se encontra pronto para as provas que deverão começar às 08h30 desta sexta-feira.


O Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, a convite do Presidente da Associação dos Comités Nacionais Olímpicos da África (ACNOA), presidirá, amanhã, 12 de junho, a cerimónia de abertura da 18ª sessão ordinária da Assembleia Geral da ACNOA, a ter lugar na ilha do Sal.


Neste evento, os angolanos estarão representados com o atletismo, natação e voleibol de praia, uma dupla de atletas em cada modalidade.


A moeda comemorativa dos I Jogos Africanos de Praia – Sal 2019 vai entrar em circulação a partir do dia 14 de junho, dia de abertura oficial deste que é o maior evento desportivo jamais realizado em Cabo Verde.


Serão ao todo cinco os atletas que vão representar a comitiva moçambicana que vai participar nos Jogos Africanos de Praia, que terão lugar na Ilha do Sal, Cabo Verde, a partir de amanhã. Trata-se dos voleibolistas Aldivino Nuvunga e Délcio Soares, em masculinos, Jéssica Moiane e Vanessa Muianga, em femininos, para além de fundista Donaldo Machava, que deixam, precisamente, o país amanhã, quinta-feira, para participar da competição.


A organização internacional SportImpact vai organizar, no próximo domingo, 16 de Junho, na ilha do Sal, o Primeiro Fórum Sport for Life, (Desporto para a Vida), por ocasião dos Jogos Africanos de Praia!


O Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, afirmou hoje, 12 de junho, que Cabo Verde pretende a Excelência ao realizar os I Jogos Africanos de Praia, por isso o Governo cumpriu a sua parte na íntegra, acreditando que “o país tem ambição e capacidade para organizar o melhor jogo de sempre”.



A Escola de Natação e Salvamento Aquático Nhô Fula (ENAF), em São Vicente, pretende voltar de novo à ribalta, apostando na formação profissional de jovens em Portugal, conforme assegurou hoje o presidente desta instituição.


No ABC há um caso sério no desporto. A atleta Maria Correia, Tchumamai, festejou nesse jogo a terceira conquista em três dias seguidos: na quarta-feira levou a Taça da Praia de Basquetebol, pela equipa das Lady rebels, na quinta-feira, ganhou o campeonato regional de Voleibol pelo ABC, e na sexta, o campeonato regional de Andebol, também pelo ABC.


A Câmara Municipal da Praia outorgou esta noite dezenas de monitores ou animadores desportivos recém formados para os I Jogos da Cidade, em cerimónia realizada no Centro de Estágio da Federação Cabo-verdiana de Futebol.