Mais de três dezenas de atletas oriundos de seis liceus da Praia participam no campeonato regional de boxe Santiago Sul, previsto para este fim-de-semana, no Pavilhão Desportivo Vavá Duarte.


Segundo o presidente da Associação Regional de Boxe Santiago Sul (ARBSS), Edemilson Fernandes, o objectivo da prova é “dinamizar a modalidade” na região de Santiago Sul e preparar os atletas para o campeonato nacional, que deverá acontecer entre os meses de Agosto e Setembro.
Participam neste campeonato escolas de boxe como Clube Unidos do Norte, Liceu Domingos Ramos, Arlindo Barros e Safen-Boxe, para além dos liceus Cónego Jacinto, na Várzea, e Pedro Gomes, Achada Santo António, que este ano criaram clubes para entrar na competição.
“O regional vai ser disputado nos escalões masculino e feminino em categorias que vão desde cadete, passando para os juvenis e sénior”, concretizou Edemilson Fernandes.
A mesma fonte precisou que anualmente a ARBSS recebe uma verba de 80 mil escudos da Federação Cabo-verdiana de Boxe (FCB), mas que por causa da “falta de patrocínios” a associação tem de fazer “uma ginástica financeira” para realizar a o campeonato, pois os custos, assinalou, giram à volta de 200 mil escudos.
Mas, apesar desses “percalços”, avançou, o “maior ganho” é ver que o boxe está a “ganhar dinâmica” na capital, principalmente nos liceus que já introduziram este desporto nas suas “actividades extracurriculares”.
“Há outros liceus que querem participar no campeonato, mas neste momento damos-lhes apoio técnicos e formação”, assegurou o presidente da ARBSS, que diz ter um projecto para enraizar e descobrir talentos nas escolas.
Trata-se de uma ideia que pretende “alargar a nível nacional”, ajuntou.
Inforpress