Claude Constantino será galardoado, esta sexta-feira, 17H00, no salão de banquetes do Palácio da Várzea, pelas mãos do Ministro do Desporto (MD), Fernando Elísio Freire, com o Segundo Grau de Medalha de Mérito Desportivo pela dedicação e entrega à causa do desenvolvimento de basquetebol cabo-verdiano.


Foi na época dos anos 80 que o basquetebol cabo-verdiano conquistou, a nível nacional, um impulso notável, graças ao carismático treinador nascido no Senegal, que havia chegado a Cabo Verde, tendo entregado dez anos de muito trabalho às causas não só do basquetebol, mas também da organização e da administração pública do desporto.

Claude Constantino esteve na linha da frente e de mãos dadas com toda a família do basquetebol e com ele esta modalidade passou a ter regularmente torneios e campeonatos, tendo constituído oficialmente as primeiras seleções nacionais.

Como uma peça determinante a nível da organização e administração pública do desporto, o Treinador participou de forma extraordinária na direção e promoção do desporto nacional, nomeadamente no estabelecimento de parcerias entre o Serviço Central do Desporto e o Movimento Associativo Nacional.

Foi o grande responsável pela primeira conquista do título de campeão da Zona II disputado na cidade da Praia em 199, primeira conquista internacional do basquetebol cabo-verdiano, .

“Por tudo isso, constitui uma grande honra para nós poder render esta justa homenagem ao cidadão senegalês, filho de pais cabo-verdianos, Treinador Claude Constantino, com invejável palmarés que soube abraçar a causa do basquetebol cabo-verdiano com elevado sentido de responsabilidade.”, justifica Fernando Elísio Freire.