O Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, anunciou nesta terça-feira, 18 de fevereiro, que o Governo, em articulação com as camaras municipais de Santa Catarina e de São Miguel, vai dotar os dois concelhos, nos próximos tempos, de uma Pista de Atletismo cada.


O anuncio foi feito, em declarações à imprensa, em jeito de balanço da visita de dois dias que efetuou ao Concelho de Santa Catarina, com foco na juventude e desporto e para se inteirar do ponto de situação de um conjunto de competências passadas a esse concelho, no âmbito da parceria entre o Governo e as câmaras municipais.
As duas pistas de atletismo para treinamento deverão ser construídas nos estádios municipais dos respetivos municípios, conforme adiantou Freire, em resposta a uma reivindicação antiga dos praticantes dessa modalidade.
Durante a visita que efetuou a várias infraestruturas desportivas de Santa Catarina, Elísio Freire diz ter notado um grande desenvolvimento a nível do desporto, fruto da nova abordagem de relacionamento entre o Governo e a Camara Municipal.
O Ministro do Desporto lembrou igualmente que além destas duas pistas de atletismo vão ser concretizados nos próximos tempos o arrelvamento no campo de futebol de Chã de Tanque, a compactação do piso de campo de Rincão para que se possa avançar com o seu arrelvamento e, ainda, mais dois pavilhões desportivos visando melhorar as condições para a prática de várias modalidades, através de diversas outras placas desportivas já existentes nesta região.
“Estas infraestruturas associadas à formação e ao Programa Nacional de Atividade Física - Mexi Mexê, conseguiremos de facto dar um grande salto a nível do desporto na região Santiago Norte”, enfatizou Elísio Freire.
Questionado pelos jornalistas sobre o piso e teto do Pavilhão desportivo Celestino Almada, em Nhagar, Santa Catarina, o governante avançou que este deverá ser feito também, em 2021, numa parceria Governo-Camara Municipal, justificando que se pretende que este concelho seja uma das sedes, juntamente com o do Tarrafal, a acolher o Campeonato Africano das Nações de Andebol Feminino que irá decorrer em Cabo Verde em 2024.
DGD