Andebol


Nesta terça-feira, o diretor Geral do Desporto (DG), Anildo Santos visitou a sede da Federação Cabo-verdiana de Andebol, um momento para balanço do ano desportivo findo e, ao mesmo tempo, perspetivar a nova época, com as duas partas a sublinharem o próximo Campeonato Africano de Clubes que acontece, pela primeira vez em Cabo Verde, em outubro do próximo ano.


O torneio relâmpago de andebol arranca hoje, na Brava disputado por seis equipas, em três jornadas, no sistema todos contra todos, envol vendo equipas de Vila de Nova Sintra, Furna e Nossa Senhora do Monte, masculino e feminino.


O Gabinete da Juventude, Cultura e Desporto da Câmara Municipal de São Lourenço dos Órgãos iniciou hoje a primeira formação de capacitação dos jovens, treinadores e árbitros para a prática e promoção de andebol.


A FCA junto com as Associações de Andebol das regiões de Santiago Sul e Santiago Norte, realiza um intercâmbio de Andebol no próximo domingo, em Assomada, desde a escalão de formação até seniores, com o intuito de aproximar a família de Andebol e promover o espírito de trabalho em equipa.


O vice-presidente da Confederação Africana de Andebol (CAHB) chega hoje a Cabo Verde para uma visita de três dias, para inspecionar as infra-estruturas do país com vista a organizar a Taça dos Clubes Campeões Africanos em 2019.


A ilha Brava passa a ter uma Comissão de Gestão Desportiva do Andebol criada com o intuito de fomentar a criação de equipas nesta modalidade de forma a reactivar este desporto na ilha.


Cabo Verde conta com mais 31 treinadores de andebol de nível I, depois de uma formação de cinco dias promovida pela Federação Cabo-verdiana de Andebol (FCA), ministrada pelo perito da Federação Internacional de Andebol (IHF), Pablo Greco.


As campeãs nacionais do ABC em femininos e os campeões regionais do Desportivo da Praia, em masculinos, conquistaram na noite desta quinta-feira a Supertaça Santiago Sul 2018/19, no pavilhão Vává Duarte, frente ao Garridos e Seven Stars, respectivamente.


A Federação Cabo-verdiana de Andebol (FCA) realiza, na Cidade da Praia, um curso de formação de treinadores nível I, com a duração de uma semana, ministrada por Pablo Greco, perito da Federação Internacional de Andebol (IHF).


A Federação Cabo-verdiana de Andebol considerou hoje que presença do ministro do desporto na reunião da Comissão Executiva da Confederação Africana de Andebol foi “determinante” para a vitória da candidatura de Cabo Verde à organização do CAN’2014.



Cabo Verde pretende organizar, em 2024, o Campeonato Africano das Nações (CAN) em andebol sénior feminino, informou segunda-feira, o presidente da federação cabo-verdiana da modalidade.