Nascido a 15 de Agosto de 1964, em São Filipe, Ilha do Fogo, Ben Jesus Andrade, ou simplesmente Ben-Hur, vestiu as cores do Juventude Futebol Club de São Filipe, aos 16 anos.


Logo no ano seguinte, com 17 anos, ajudou a equipa na conquista da Taça do Fogo. Como na época não se realizou o campeonato regional, pela decisão da secretaria, Juventude representou a Ilha no campeonato nacional.

Um avançado-centro possante, muito inteligente e que rematava bem como os dois pés, em 1983/84 transferiu-se para Académica do Fogo, tendo ajudado o clube na conquista do seu primeiro título regional.

Representou ainda os Vulcânicos, antes de ir para São Vicente, onde fez alguns jogos em torneios com a Académica do Mindelo.

De regresso ao Fogo, integrou-se novamente na Académica do Fogo.

Com a Académica do Fogo conquistou três títulos regionais, em 1983/84, 1986/87 e 1987/88, e foi duas vezes melhor marcador do regional da Ilha do Vulcão.

Na época 1990/91, passou a vestir as cores da Académica da Praia.

No ano seguinte, 1991/92, transferiu-se para o Morabeza da Brava, ajudando o clube a conquistar o Campeonato Regional da Brava.

Ainda na Brava, em 1992/93, passou a representar a Académica da Ilha.

De regresso á Ilha de Santiago, na época 1993/94, representou novamente a Académica da Praia, onde devido a lesões prematuramente pendurou as chuteiras nas equipas federadas, deixando um excelente registro no futebol do Fogo e cabo-verdiano.

A nível de seleções, representou a seleção da Brava e por várias vezes as seleções do Fogo e de Cabo Verde (de 1985 a 1989).

Fez parte da seleção do Fogo vice-campeã do Torneio Inter-Ilhas, em 1986.  Uma forte seleção do Fogo venceu a seleção de Santiago por 2-0, e chegou á final, tendo perdido o jogo da final contra a São Vicente.

Faziam parte da equipa ainda, de entre outros, Dabega (Guarda-redes), Raul, Landim, Zé Tuné, Gudim, Colom, Joaquim Diga, Totinho, Lolo e Zé Tintina.

Confirmada a retirada das quatros linhas treinou o Celtic da Praia. Foi ainda membro da Federação Cabo-Verdiana de Futebol (FCF).

Atualmente trabalha como Supervisor no Sistema Financeiro e vive na Praia, Santiago.
ADP
CrioloSports