O “derby da capital” Sporting x Travadores inaugura esta sexta-feira, na Várzea, a 17ª jornada do Regional de Futebol de Santiago Sul, numa ronda na qual a Académica vai jogar a invencibilidade e liderança com o Celtic, vice-líder.


Terceiro classificado com 39 pontos, menos quatro que o líder, a formação leonina defronta o quarto classificado, Travadores (32 pontos), em mais um dos maiores dérbis da capital, numa partida que, curiosamente, ambos os conjuntos estão proibidos de perder pontos.
Se o Sporting joga para o título, a formação encarnada tem ainda alguma esperança em chegar ao segundo lugar, posição que em Santiago Sul dá qualificação ao Campeonato Nacional, da presente temporada.
Ainda esta sexta-feira, sobe ao relvado do Estádio da Várzea, o Bairro, sétimo com 19 pontos para enfrentar a sua congénere da Ribeira Grande, 11º e penúltimo posicionado com 10 pontos, numa luta titânica contra a despromoção.
O jogo cartaz da jornada realiza-se no sábado, com os dois primeiros classificados, separados por três pontos a se oporem. Líder com 42 pontos, a Académica, campeã nacional e de Santiago Sul, tem em jogo nesta partida não só a sua liderança como a sua invencibilidade, ante o Celtic (39) agremiação que vem praticando um futebol ofensivo e prático.
A anteceder este prélio, a Várzea, entretanto, abre as portas para o confronto entre os Unidos do Norte (nono, com 11 pontos) e Relâmpago (oitavo, com 17), por sinal as duas equipas que esta temporada subiram à primeira divisão.
A jornada encerra-se, obviamente, no domingo com o Benfica da Praia (antepenúltimo, com 10 pontos) a enfrentar o Desportivo da Praia (sexto, com 25) num embate que antecede o Boavista (quinto, com 30 pontos) e o Tchadense (lanterna vermelha, com 04), com a formação de Achada Santo António, desesperada na corrida “terrível” contra a despromoção.
Inforpress