A equipa do Varandinha campeão em título da época desportiva 2015/16 empatou sábado, por 2-2 frente à equipa campeã da época 2014/15, o Beira-mar do Tarrafal, no primeiro jogo da nova época desportiva.


Neste jogo, que conta para a primeira jornada do campeonato regional de futebol de Santiago Norte, a equipa do Varandinha entrou em campo para revalidar o título, entretanto a equipa do Beira-mar não se deixou intimidar, iniciando logo com possibilidade de inaugurar o marcador aos oito minutos.
O primeiro golo deste dérbi surgiu aos 14 minutos por intermédio do avançado Star, que aproveitou um cruzamento na área para inaugurar o marcador.
A equipa do Beira-mar teve várias oportunidades de golo na primeira parte, uma vez que a equipa do Varandinha esteve mal em quase todos os lances, mas já a caminhar para o fim da primeira parte, aos 40 minutos, o jogador Monai do Varandinha fez o golo de empate.
Na segunda parte, Star voltou a ser o homem do jogo ao marcar aos 67 minutos, 2-1, a favor do beira-mar, mas o Varandinha à procura de um novo empate, aproveitou uma penalidade para marcar o 2-2, aos 88 minutos por intermédio de Ary.
Nos minutos finais do jogo, o campeão em título tentou a todo o gás vencer esta partida, pois o objectivo inicial era conquistar os três pontos, mas o jogador Tchipai que teve duas grande oportunidade de marcar, perdeu todas ao jogar a bola para cima da baliza do Beira-mar.
O final do jogo ficou marcado com uma falta de fair play por parte do jogador do Varandinha Ná, que na bancada dos suplentes insultou o segundo árbitro, e como penalização o árbitro principal apresentou-lhe o único cartão vermelho desta partida.
Classificação geral da Primeira jornada:
União dos Picos 1 - 1 Desportivo de Santa Cruz
Scorpion 0 - 4 Estrela dos Amadores
AJAC 2 - 0 Desportivo de Calheta
Beira-mar 2-2 Varandinha
Benfica de Santa Cruz 1 - 0 Flor Jovem
Grémio de Nhagar – Assojuventus (não terminou por falta de iluminação)
Fonte: Inforpress