A Associação de Solidariedade e Desenvolvimento (ASDE) é o novo patrocinador do Botafogo Futebol Club para a época futebolística 2019/20.


O acordo do patrocínio foi celebrado sexta-feira, nas vésperas da comemoração dos 46 anos da fundação desta agremiação desportiva (13 de Julho de 1973) entre a administradora-geral da ASDE, Maria da Graça, e pelo presidente do Botafogo, Manuel Salvador.
Maria Graça disse que o acordo de patrocínio tem duração de um ano, podendo ser renovado, consistindo na doação de um jogo de equipamentos completo com a marca “água do Fogo”, engarrafada e comercializada pela associação, assim como uma certa quantia mensal em dinheiro para ajudar nas despesas de clube.
Em contrapartida, o Botafogo vai fazer a publicidade da “água do Fogo”, não só através dos equipamentos, como também utilizando, com exclusividade, a águas do Fogo nos seus jogos.
Para a responsável da ASDE, com o patrocínio quer a associação, nomeadamente o seu produto “água do Fogo” quer o Botafogo tem um caminho para crescer, indicado que “quanto mais a ASDE crescer mais vai beneficiar o clube”.
“Somos uma associação de solidariedade e desenvolvimento e o nosso objectivo é fazer este tipo de acção e quanto mais ganhamos mais o Botafogo ganha e vice-versa”, disse Maria Graça, indicando que a ASDE tem tido intervenção em vários sectores, mas que esta é a primeira vez que patrocina uma equipa de futebol, sendo o Botafogo o primeiro clube a beneficiar deste patrocínio por ter mostrado vontade e ter contactado à associação
O Botafogo, que tem 17 títulos de campeão regional, um de campeão nacional, dois vice-campeões nacionais, quatro taças da ilha do Fogo, além de vários troféus conquistadoss nos torneios realizados na ilha, no país e no estrangeiro, está em “jejum” há cerca de 10 anos e os dirigentes esperam que este patrocínio possa “insuflar” a equipa para a conquista de novos títulos, promovendo assim o patrocinador.
De entre as várias acções previstas, a direcção do Botafogo tem em perspectiva a aquisição de um mini-autocarro para transporte dos jogadores e do publico, além de dignificar o futebol da ilha.
O acto de assinatura do acordo de patrocínio foi testemunhado pelo fundador da ASDE, padre Ottavio Fasano, a quem a direcção do clube, além de oferecer um quadro do mesmo e uma camisola da equipa, atribuiu o cartão de sócio honorário do club.
O presidente da Câmara de Racconigi, Valereo Oderda, foi desafio a ser o padrinho do Botafogo e a sua câmara a marinha. Ao autarca foi igualmente atribuído o cartão de sócio e uma camisola da equipa.
Valereo Oderda aceitou o convite para ser padrinho da equipa e disse estar orgulhoso de fazer parte do Botafogo, primeiro porque sempre foi amigo do desporto e fez parte do comité olímpico italiano, segundo porque as cores do Botafogo são semelhantes a de Juventus, seu clube de coração e terceiro porque o futebol é a actividade mais democrática e dentro do campo todos são iguais.
Este incentivou os jogadores presentes e da escola de iniciação a praticarem o desporto por se tratar de um divertimento, mas também constitui uma forma de integração.
Os responsáveis da ASDE e o presidente da câmara de Racconigi participaram no lançamento da primeira pedra da última fase da construção da sede social do Botafogo Futebol Club que hoje assinala mais um aniversario.
Inforpress