Jogos Olimpicos’2024: Davi Pina visita escola de boxe Unidos do Norte para interagir com os conterrâneos



O pugilista internacional cabo-verdiano David Pina, já qualificado por mérito para Jogos Olímpicos Paris’2024, visitou na tarde de quinta-feira a escola de Boxe Unidos do Norte de Belmiro Gomes “Nelo”, na Praia, para incentivar os atletas residentes.



O atleta considera ser um momento importante para partilhar a sua experiência com os outros atletas que também sonham com esta montra mundial, facto enaltecido pelo treinador de Unidos do Norte, o antigo seleccionador Belmiro “Nelo” Gomes, que ressaltou a “excelência” do gesto deste atleta a residir em Portugal.

Garantida a qualificação domingo último em Bangkok, na Tailândia, na categoria dos 51 quilogramas, David Pina regressou na quinta-feira ao país para uma curta estadia de quatro dias, para “partilhar com o meu povo o bilhete doirado” que dá acesso aos Jogos Olímpico de Paris 2024.

David Pina, que mereceu uma “recpção calorosa” desde à sua chegada ao aeroporto da Praia, apurou-se para Paris’2024 na última janela de qualificação na Tailândia, ao destronar e deixar pelo caminho pugilistas da Sérvia, de Hong Kong, da Ucrânia e do Irão na final.

O pugilista originário de Santa Cruz, interior de Santiago, tornou-se no segundo atleta cabo-verdiano a qualificar-se por mérito para uma edição de Jogos Olímpicos, depois do também pugilista Flávio Furtado, que viria a tornar-se presidente da Federação Cabo-verdiana de Boxe.

Com mais este triunfo, o atleta de Santa Cruz, interior de Santiago, a residir em Portugal, tornou-se o primeiro atleta cabo-verdiano a qualificar-se directamente para jogos Olímpicos Paris’2004, montra na qual Cabo Verde já tem assegurada a qualificação do maratonista Samuel Freire e do esgrimista Victor Alvares, por quota e princípio de universalidade dos Jogos Olímpicos, respectivamente.

Relativamente a Nancy Moreira, eliminada, na final, por uma “boxeur” da RD Congo resta-lhe uma remota esperança de qualificar-se para os Jogos Olímpicos por “Wild-card”.

SR/ZS

Inforpress


Print   Email

         

Mais de 10 anos com os desportistas cabo-verdianos

 

 

 

SUBSCREVER AS NOSSAS NEWSLETTERS

Ao subscrever, tomo conhecimento que as newsletter poderão conter publicidade.
 

SUBSCREVER AS NOSSAS NEWSLETTERS

Ao subscrever, tomo conhecimento que as newsletter poderão conter publicidade.