Futebol Fogo: Dirigentes das equipas federadas reúnem-se sábado para aprovação do modelo do campeonato e sorteio

Os dirigentes das equipas do primeiro e segundo escalões inscritas na Associação Regional de Futebol do Fogo reúnem-se, sábado, 23, em assembleia-geral para a aprovação do modelo de campeonato para a presente época desportiva.

A convocatória da associação distribuída aos clubes inscritos fixou para esta assembleia a realização do sorteio que acontecerá após a definição da modalidade para a realização dos campeonatos regionais do primeiro e segundo escalões.

As equipas têm em mãos, desde o passado dia 09 de Janeiro, o modelo de campeonato e, por isso, os responsáveis da associação esperam que seja aprovado para a retoma das actividades futebolísticas a nível da ilha já a partir de Fevereiro.

A associação, tendo em conta o factor tempo, propôs a realização do campeonato do primeiro escalão por fases, sendo que a primeira será disputada no sistema de todos contra todos a uma só volta pelas 10 equipas, com início no dia 07 de Fevereiro e o término no dia 11 de Abril, devendo a segunda fase ser disputada de 17 de Abril a 23 de Maio.

A segunda fase será dividida em dois grupos, sendo o primeiro formado pelas quatro equipas primeiras classificadas, que vão disputar, num sistema de todos contra todos a duas voltas, o título de campeão regional.

O segundo grupo será integrado pelas seis equipas restantes, do 5º ao 10º classificados da primeira fase, para definir as duas equipas que serão despromovidas ao segundo escalão.

Já o campeonato do segundo escalão, dividido em dois grupos, o modelo continua sendo que a primeira fase, disputada no sistema de todos contra todos a duas voltas, decorre de 27 de Fevereiro a 16 de Maio e a segunda fase, entre os dois primeiros classificados dos dois grupos, decorrerá de 22 de Maio a 27 de Junho, sendo que o campeão e vice-campeão ascendem ao primeiro escalão.

O primeiro escalão conta com 10 equipas, sendo uma de Santa Catarina do Fogo (Baxada), duas dos Mosteiros (Cutelinho e No Pintcha) e sete de São Filipe (Académica, ABC de Patim, Botafogo, Nova Era, Spartak, Valência e Vulcânico).

O segundo escalão tem 12 equipas, nomeadamente Atlântico, Brasilim, Juventude, Juventus de Curral Grande, Luzabril e União de São Lourenço (São Filipe) que forma o grupo A, e, Atlético e Grito Povo (Mosteiros) e Desportivo, Esperança, Pavense e Parque Real (Santa Catarina do Fogo), grupo B.

Com a saída da ilha do estado de calamidade, os recintos desportivos podem ser utilizados e as equipas já inscritas estão a ultimar os preparativos para a realização dos treinos, o que deverá acontecer a partir da próxima semana, após a assembleia-geral da associação para a aprovação do modelo e realização do sorteio.

Até a semana passada mais de metade das 22 equipas inscritas na associação, 10 do primeiro escalão e 12 do segundo estava inscrita na Plataforma Cabo Verde Connect, sendo que o prazo para a inscrição, depois de mais uma prorrogação feita pela Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) termina na quinta-feira, 21 de Janeiro.

JR/HF

Inforpress


Print   Email