Estrelas do Passado: Noel Soares Brazão (PAPO), Três vezes campeão europeu de kickboxing!



Noel Soares Brazão ou simplesmente Papo, nasceu a 4 de Outubro de 1969 na cidade da Praia, no bairro do Brasil em Achada Santo António, filho de Ney Brazão e Maria Fernandes Soares.


Papo começou como dançarino, nos anos 80 e juntamente com os amigos Paulo, Djino, Gregori criaram o grupo de Breakdance que alegrava o público na capital e não só.

Ele também tocava bateria. Em Julho de 1985 com apenas 15 anos, emigrou-se para a Holanda a procura de novas oportunidades.

Na Holanda, Noel trocou os passos de dança pelas artes do Kickboxing. Deu os primeiros passos na modalidade muito por influência do seu tio José António Brazão que era praticante na altura, mas foi no kickboxing Muaythai (uma arte marcial de origem tailandês, com foco educacional, recreativo, esportivo, livre como forma de defesa pessoal e não militar), e boxe que Papo começou a se destacar. E é de realçar que ele é nada mais, nada menos que primo do grande atleta Artur Santana (Tujô) que foi 9 vezes campeão de Boxe na Holanda como amador, que o inspirou a praticar essa modalidade.

A curiosidade transformou-se em algo sério, e com muita dedicação, disciplina e paciência, o seu esforço foi recompensado, Papo estreou-se como lutador profissional no boxe, em 25 de março de 1989 em Haarlem contra o Tailandês Martin de Ling. E desde então, os combates não pararam, participou em várias lutas de boxe e kickboxing.

O pugilista esteve sempre em evidência nas provas, destacando-se pela qualidade das suas exibições e, o seu primeiro título veio em 1990 nos juniores 60kg da Holanda do Sul pela M.T.B.N Won por Nocaute.

Papo foi eleito o melhor talento da classe B na Holanda de peso de 61,2 kg / 63,5 kg pela associação Thaibokxing M.T.B.N. E em 1992, no auge da sua carreira, teve de fazer uma pausa para prestar o serviço militar na Royal Netherlands Air Force.

Depois de 1 ano ausente, ele regressou aos combates mais destemido que nunca, e em 1994 foi campeão europeu de kickboxing de 61,2 a 63,5 kg, ganhando de K.O. através do título de Kickboxing I.K.B.F.

Noel já competiu em mais de 138 combates, foi 3 vezes Campeão de Sul da Hollanda de Boxe, Campeão de Boxe de Benelux, 2 vezes campeão de Sul da Holanda de Kickboxing, e duas vezes vice-campeão mundial de Muaythai.

Em 2001 participou no grande Torneio do Kickboxing no Mundo em Japão (Tóquio) no K-1 Kickboxing Japan, sendo o primeiro campeão holandês de boxe Tailandês de 67/70 kg que participou de uma luta de boxe K1 Max Thai naquele país, o torneio contou com a participação de grandes nomes da modalidade como: Masato, Sato, Mike Zambidis. E na Suíça, ganhou o título europeu do MUAY THAY 66,63 kg contra Paul Balitchia, e também combateu em vários países no mundo, nomeadamente Tailândia, Japão, França, Bélgica, Alemanha etc.

No dia 7 de março de 2009, o pugilista fez seu último combate no Boksgala, no ginásio de boxe 82, em Rotterdam, seu último adversário foi o Tcheco Dimitri Pecho, e saiu vitorioso.

O ex. pugilista deixou as grandes competições, mas não pendurou as luvas, pois actualmente Noel, ensina boxe e kickboxing na Polícia de Rotterdam, Comandos Militares Holandeses em Bergen op Zoom, leciona em várias academias e também trabalha como instrutor de desporto e supervisor de atividades em uma instituição de saúde mental onde se envolveu principalmente em atividades físicas, nutricionais, desportivas e recreativas.

E para dar mais organização a todo este trabalho, Noel Soares fundou a Associação/Academia de Kickboxing Team – Soares Brazão em Roterdão. A sua competência e o seu grande sentido de responsabilidade têm vindo a destacar-se na Holanda, em Rotterdam, onde vem ensinando a prática do kickbonxing para todos, não poupando esforços no ensinar e educar para o desenvolvimento do homem de amanhã. E desse modo, nasceu a equipa de competição chamada "Team Soares". Esta equipa participa em várias competições e torneios todos os meses. Desta forma, os jovens podem desenvolver ainda mais seus talentos, ultrapassar os seus limites e ganhar novas experiências.

De acordo com Noel Brazão, o principal objetivo da fundação é fazer com que os jovens dos bairros tenham mais saúde e se divirtam enquanto se exercitam, tanto quanto ele.

“Espero poder oferecer às crianças carentes e difíceis de educar dos bairros desfavorecidos de Rotterdam o mesmo que o desporto me ofereceu”.

Além disso, a fundação orienta os jovens a lidar com seus limites e agressões, para que desenvolvam melhor autocontrolo. Isso permite que eles interajam com outras pessoas mais facilmente e se desenvolvam melhor em suas futuras carreiras. O Kickboxing está tornando-se mais popular a cada dia e muitos jovens hoje admiram grandes nomes do desporto. Eu acho que pela disciplina que o desporto envolve, essas crianças podem lidar melhor com as outras, o que leva a um futuro melhor.

Um dos trabalhos que mais orgulha o activista é o ensino de crianças com Autismo e Síndrome de Down, também a formação e desenvolvimento de jovens delinquentes, localizados em Pendrecht, trabalhos que têm sido reconhecidos pela comunidade residente em Rotterdam e arredores, que também lhe têm dado algum prestígio junto das autoridades holandesas. Devido à sua carreira como pugilista e pela sua participação de forma directa na comunidade onde reside, Noel Soares é visto como um bom exemplo para os jovens.

Pai de quatro filhos, Papo casou-se no dia 14 de Setembro de 2019 com Analita Brazão Monteiro Castro.

Team Soares criou um projecto de Boxe, Kickboxing e Muaythai em Cabo Verde que visa o desenvolvimento dessas modalidades no arquipélago, nesse sentindo em Dezembro do ano passado, a Associação Team Soares ofereceu 8 bidões com luvas de boxe, equipamento de kickboxing e vestuário à Associação em Cabo Verde. Com isso, Noel pretende dar ferramentas aos jovens para ocuparem os tempos livres e afastá-los da criminalidade, do álcool, das drogas e descobrir novos talentos.

LOPES KHATHY


Print   Email