CAN 2021: Cabo Verde, à espreita de fazer história, estreia-se hoje, dia 9, frente a Etiópia



A Seleção Nacional de futebol estreia-se hoje, dia 9, na 33.ª edição da Taça das Nações Africanas (CAN2021) de futebol, que decorre nos Camarões, frente a sua congênere da Etiópia, partida a contar para a primeira jornada do grupo A, disputada no Estádio Olembe.


Cabo Verde e Etiópia entram em campo, ás 20h00 local, 18h00CV, após o jogo de abertura entre os anfitriões Camarões e Burkina Faso.

A última participação da Etiópia, vencedora da competição em 1962, foi de facto em 2013, ano em que Cabo Verde fez a sua estreia na prova, na África do Sul.

Cabo Verde conseguiu a sua segunda classificação dois anos depois, em 2015.

Logo na estreia, os Tubarões Azuis conseguiram alcançar os quartos de final, a sua melhor participação.

Com vários sobreviventes dos seus dois primeiros CAN (Vozinha, Ryan Mendes, Julio Tavares e Marco Soares), os Tubarões Azuis, treinados por Pedro Brito, Bubista, têm mais experiência e são os favoritos.

Ainda assim, os Tubarões Azuis passaram por uma preparação complicada com muitos casos de Covid-19 (sem nenhum jogo de preparação), incluindo o selecionador nacional, Bubista, que não vai estar no banco, e a lesão no último minuto do experiente atacante Djaniny, substituído por Vagner Dias, jogador emprestado pelo Metz ao FC Sion.

No jogo com a Etiópia será o adjunto Humberto Bettencourt, também recuperado de Covid-19, após isolamento, a orientar a equipa.

Do outro lado, a Etiópia é uma incógnita com apenas dois jogadores que jogam fora do país convocados: Shimelis Bekele (El Gouna/Egito) e Mujib Kassim (JS Kabylie/Argélia).

Com um futebol de transição rápida, os Antelopes venceram recentemente a Costa do Marfim (2-1), mas foi em casa nas alturas de Bahir Dar, onde são considerados formidáveis.

Resta saber se os homens de Wubetu Abate são capazes conseguir esse tipo de atuação frente ao mais experiênte Cabo Verde, que espreita fazer história nessa 33.ª edição da Taça das Nações Africanas.

ADP
CrioloSports


Print   Email

         

Mais de 10 anos com os desportistas cabo-verdianos

 

 

 

SUBSCREVER AS NOSSAS NEWSLETTERS

Ao subscrever, tomo conhecimento que as newsletter poderão conter publicidade.
 

SUBSCREVER AS NOSSAS NEWSLETTERS

Ao subscrever, tomo conhecimento que as newsletter poderão conter publicidade.